No dia 14 de Setembro de 2008, o Espaço Vida do Centro Social Paroquial S. Pedro da Palhaça deu mais um passo importante, rumo à concretização deste importante complexo social da freguesia e do concelho.
Procedeu-se à bênção e lançamento da Primeira Pedra de mais estas duas infra-estruturas: uma dedicada exclusivamente a Creche, com capacidade para 45 lugares e a outra é um edifício destinado a Lar de Idosos, para 21 idosos, Centro de Dia, para 30 idosos, Serviço de Apoio Domiciliário, para 30 idosos e incluiu também a possibilidade de mais 45 novos lugares para Creche.
Pelas 12h 30m, todos os que se quiseram associar a este momento, começaram a convergir para a Rua da ADREP, na freguesia da Palhaça, concelho de Oliveira do Bairro, lugar do Espaço Vida, onde já se vê crescer o CAO – Centro de Actividades Ocupacionais.
Na cerimónia oficial estiveram, além dos muitos amigos e benfeitores, paroquianos desta freguesia e vindos de outras, os órgãos directivos da Instituição, o Director do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, Engº Celestino de Almeida, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Ferreira da Silva Oliveira, António Augusto Marques Mota, Vereador da Câmara Municipal, Manuel Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia da Palhaça e demais elementos da mesma, Dr António Bernardo, Presidente da Assembleia de Freguesia da Palhaça e representantes das colectividades da freguesia. O Sr Bispo da Diocese, na impossibilidade de estar presente, delegou no Pároco e Presidente da Direcção do Centro Social, a sua representação.
Na altura foi assinado por todos um memorial do momento, que foi colocado junto com a primeira pedra destes edifícios.
A esta cerimónia seguiu-se um almoço, com 400 pessoas que, servido pelas funcionárias da Instituição, que para além da recolha de fundos, serviu para sensibilizar a população da freguesia e demais amigos, para a grandeza, importância e necessidade destas obras sociais.
No uso da palavra, durante o almoço, o Presidente da Direcção, Padre José Augusto Pinho Nunes, enalteceu a beleza do projecto, frisou a importância do momento, e o significado para o futuro da Instituição e da população que esta serve, alertando para a necessidade de todos se unirem na concretização deste grande empreendimento.
O Director do Centro Distrital de Segurança Social, enalteceu os esforços da Direcção para chegar a este, referindo que esta o Centro Social é uma das duas Instituições do Distrito, com mais projectos aprovados, no âmbito do Programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.
Por fim, o Presidente da Câmara falou do empenho da Autarquia no apoio a esta obra, assumindo o compromisso de a continuar a apoiar.
Os terrenos onde está a ser construída, foram cedidos pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia.
Este investimento, a rondar os dois milhões de euros, significa a curto prazo, a criação de 50 novos postos de trabalho e um acréscimo de mais de 100 vagas na totalidades dos serviços prestados pelo Instituição.