Nos dias que correm torna-se imperativo promover actividades que permitam manter e reatar os laços afectivos que com a agitação e o stress do dia-a-dia acabam por ficar desgastos e por passar muitas vezes para 2.º ou 3.º plano, quando não são mesmo esquecidos.
Com este intuito, tendo por base toda a formação teórica e prática que adquiri ao longo dos 3 anos do meu curso Tecnológico de “Acção social”, direccionado para a animação. E ainda, de forma a rematar o trabalho desenvolvido com os utentes do Centro de Dia, no âmbito do tema escolhido, “os valores”, pela instituição para trabalhar durante o ano de 2008/2009, resolvi promover com o apoio dos meus superiores, uma actividade que permitisse unir familiares e utentes do Centro de Dia, visto a afectividade ser um valor central para o bem estar de todos.
Assim sendo, no referido dia, levei a cabo uma surpresa aos meus “idosos”, em conjunto com os familiares e amigos, mostrei fotografias e vídeos de algumas actividades realizadas ao longo do ano de 2008/2009. De forma, a que a família e os amigos adquiram a noção de que estar num Centro de Dia não é apenas “não estar em casa” é muito mais, é estar activo, aprender novas coisas (dançar, estampagem, pintura, etc), conviver com outras pessoas em condições semelhantes ou não, é poder colocar em prática e reviver actividades de tempos passados, tais como “cozer pão” “desfolhada” … entre muitas outras.
Após a apresentação das fotografias e vídeos, os utentes cantaram uma pequena rapsódia com as modas do seu tempo. A actividade concluiu com um lanche partilhado entre familiares, utentes e algumas funcionárias do Centro Social Paroquial S. Pedro da Palhaça.
A animadora
M. Fernanda Ferreira