Jantar de Angariação de fundos para o ''Espaço Vida''
O salão de festas da igreja de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Brampton, foi o local escolhido por um grupo de benfeitores, oriundos da Vila da Palhaça, conselho de Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, para um jantar de angariação de fundos para o novo projecto ''ESPAÇO VIDA'', um lar de idosos e um centro para pessoas com deficiência grave e profunda, que juntou mais de duas dezenas de pessoas.
A família Dias, foi a responsável por esta iniciativa, com o Carlos, a Lília e filha Denise a juntarem muitos amigos para darem o seu contributo a esta causa em prol deste Centro Social no centro de Portugal, de onde são naturais.
Vieram até ao Canadá, a convite do casal Dias, o Pe. José Augusto Nunes, presidente da organização do Centro Paroquial de São Pedro da Palhaça, Lino Bacalhau (Tesoureiro) e Soledade Arroz (presidente do conselho fiscal), organização que acolhe pessoas com deficiências físicas e mentais, que cobre aquela região de Palhaça e Nariz, no conselho de Oliveira do Bairro.
O jantar foi preparado pelo ''Catita's Catering''. No final a Denise, a Lília e o Carlos agradeceram a presença de todos, e o Pe. José Nunes, nas suas breves palavras, explicou com o auxílio do vídeo, como funciona o centro, e mostrou os novos projectos em fase de conclusão.
Gilberto Medeiros, leiloou muitas e valiosas ofertas ao longo da noite, que tinham sido oferecidas por vários patrocinadores. Foram também vendidos bilhetes para um sorteio que se realizou no final da noite. Não faltou a música para dançar.
História da IPSS da Palhaça:
O Centro Social Paroquial São Pedro da Palhaça é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada por iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia.
Iniciou a sua actividade em 1 de Junho de 1978, em instalações paroquiais, com a valência de Creche. Foi inscrito no Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro em Setembro de 1980. A par do desenvolvimento do Jardim de infância, surgiu a ideia de um Centro de Dia. Construído de raiz, em terreno oferecido, foi inaugurado em 30 de Outubro de 1983. O Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL) iniciou em 1984. Os Estatutos foram registados em 8 de Janeiro de 1986.
Actualmente, a Instituição está a construir o ''Espaço Vida'', um projecto de investimento que contempla:
- Centro de Actividade Ocupacional (CAO), com capacidade para 20 utentes.
- Creche, com capacidade para 90 utentes.
- Jardim de Infância, com capacidade para 52 utentes.
- CATL/Extensões de Horário e Interrupções Lectivas, com capacidade para 60 utentes.
- Centro de Dia, com capacidade para 30 utentes.
- Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), com capacidade para 30 utentes.
- Residência / Lar de Idosos, com capacidade para 21 utentes.
Estes serão uma referência para a Vila da Palhaça e servirão um elevado número de pessoas desta comunidade.
Os primeiros estudos para a deslocalização das instalações são anteriores a 2001 e o primeiro projecto data de Fevereiro de 2002.
O ''Espaço Vida'' surge no âmbito do PARES, Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, e implica um investimento, que ronda os 2 500 000,00 Euros.
A curto prazo, prevê-se a criação de 50 novos postos de trabalho e um acréscimo de 104 vagas na totalidade dos serviços já prestados e a criação de novos com equipamentos deste espaço.
O programa e apoio do Município de Oliveira do Bairro em conjunto com os capitais próprios cobrirão cerca de 70% do custo da obra. O restante fica a contar com a generosidade de muitos e de cada um. Neste momento, o CAO encontra-se já pronto a funcionar, em Setembro próximo. Dentro de 18 meses, espera-se que os restantes edifícios estejam concluídos.
O ESPAÇO VIDA é, dentro de pouco tempo, uma realidade ao serviço da população, mas precisa, no entanto, do contributo de todos para continuar a crescer e ser concluído.
Para mais informações sobre este grande projecto, poderão visitar a net no endereço: www.csp-palhaca.pt
Numa próxima edição publicaremos uma pequena entrevista com o impulsionador deste grande projecto, o Pe. José Augusto Nunes.
Publicada por João G. Silva, em O Milhafre - Portuguese News