Novas Instalações do Centro Social Paroquial S. Pedro da Palhaça

As novas instalações do Centro Social Paroquial de S. Pedro da Palhaça, concelho de Oliveira do Bairro, começaram, com o lançamento, no sábado, dia 10 de Maio, da primeira pedra do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO).

A obra insere-se nas candidaturas aprovadas no âmbito do Programa PARES, Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, destinam-se a pessoas com deficiência grave, com idade igual ou superior a 16 anos, cujas capacidades não permitam, temporária ou permanentemente, o exercício de uma actividade produtiva.

Esta nova obra, servirá 20 utentes, tem uma área de 490,47 metros quadrados, e representa um investimento global de 329.611,29 euros, sendo que do Estado está certa a comparticipação de 152.991,00 euros.

Na altura, o Padre José Nunes, presidente da direcção da instituição, afirmou, depois da colocação da primeira pedra, que estava a ser iniciada "uma profunda fase de regeneração do Centro". Agradeceu à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e à Junta de Freguesia da Palhaça, a cedência do terreno para a obra.

Celestino de Almeida, director do Centro Distrital de Solidariedade Social de Aveiro, realçou que "esta infra-estrutura não pode ser apenas feita por nós, tem de ter a colaboração de todos". O Centro Social Paroquial teve três obras aprovadas em fases distintas do PARES, sendo "um dos casos raros do distrito com esta distinção”, referiu.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, elogiou o trabalho da Direcção Centro Social e a persistência que teve na obtenção desta obra e garantiu o apoio da autarquia, cumprindo com os protocolos já estabelecidos.

Na altura estiveram presentes, além dos referidos, Mons. João Gaspar, Vigário Geral da Diocese de Aveiro, que presidiu benzeu a primeira pedra, os Vereadores da Câmara Municipal, Manuel Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia da Palhaça, e todo o executivo da Junta de freguesia, Dr António Bernardo, Presidente da Assembleia de Freguesia, Presidentes, Directores e membros dos Órgãos Sociais das diversas instituições, Associações e colectividades da freguesia da Palhaça: Fábrica da Igreja Paroquial, ADREP, grupo Folclórico da Palhaça, Agrupamento de Escuteiros da Palhaça, Lar Recanto da Natureza, Museu S. Pedro e Grupo Caritas e muitos amigos, colaboradores e funcionários.
No final a todos foi servido um Porto de honra.

AnexoTamanho
Jornal Litoral Centro.pdf283.97 KB