Creche

Resposta social, desenvolvida em equipamento, de natureza sócio-educativa, para acolher crianças até aos três anos de idade, durante o período diário correspondente ao impedimento dos pais ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto, vocacionado para o apoio à criança e à família.

Objectivos

  • Proporcionar o bem estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através de um atendimento individualizado; Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças; Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado; Prevenir e compensar défices sociais e culturais do meio familiar.

Destinatários

Crianças até aos 3 anos de idade.

Capacidade

47 utentes.

Horário de funcionamento

A Valência de Creche, está aberta todos os dias úteis, das 7h 30m às 19h 00m.

Responsável da Valência

Lucilina Adriana Martins Vieira

Cronologia

  • 27 de Fevereiro de 2007 – Entrega de Candidatura 209, para construção de Creche. A Candidatura prevê investimento em quatro áreas elegíveis: Infra-estruturas, Equipamento móvel; Projectos técnicos de Arquitectura e Engnharia e Fiscalização da Obra.
  • 18 de Abril de 2008 – Assinatura do Contrato de Comparticipação Financeira, no Salão Nobre do Teatro Aveirense, com a presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Pedro Marques.
  • 26 de Fevereiro de 2009 - Adjudicação da empreitada à firma "Licínio Ramos, Lda", pelo valor global de 251.757,46 €, e um prazo de execução de 365 dias.
  • 04 de Maio de 2009 - Início dos trabalhos de construção.
  • 09 de Dezembro de 2010 - Emissão do Alvará de Utilização nº 180/10, pela Câmara de Oliveira do Bairro.
  • 17 de Dezembro de 2010 - Assinatura do Acordo de Cooperação como Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, para a capacidade total de 45 utentes.
  • 26 de Março de 2011 - Data da Inauguração da Creche, por ocasião da Visita Pastoral do Bispo da Diocese a esta paróquia. Descerramento da placa comemorativa, por Maria Helena Terra de Oliveira, Directora do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro e Mário João Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, cujas entidades que aqui representam são parceiras neste projecto de investimento. Bênção das Instalações pelo Bispo da Diocese de Aveiro, D. António Francisco dos Santos.

Regulamento Interno